O dia 17 de novembro de 2021 foi marcado com a realização do Primeiro Tribunal de Júri Simulado Do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Miguel Pereira.
Com a finalidade de exercer a interdisciplinaridade em atividades práticas em forma de Tribunal de Júri simulado, envolvendo a disciplina de Prática Forense I. Diante do estudo dos crimes dolosos contra a vida, dentre eles o delito de homicídio, realizasse um trabalho envolvendo os discentes, que vai desde a criação do caso a ser trabalhado, da simulação do crime, do inquérito policial, da ação penal, instrução e julgamento, e depois conclui-se com a realização da sessão de julgamento no Tribunal do Júri no âmbito da nossa sala de interatividade do qual possui um Plenário de Júri Simulado local.
O Tribunal de Júri simulado pretende oportunizar o estudo deste caso com base na legislação pertinente, na reflexão sobre a decisão do júri e nas suas consequências. Desta forma, os acadêmicos estão revisando o conteúdo de Direito Penal e de Processo Penal, através da análise de um caso como se este fosse real. Todo processo investigatório, a denúncia e a defesa do acusado, estará a cargo dos acadêmicos.
Durante o projeto os discentes atuam de forma ativa em várias áreas, como Delegados, Juízes, Promotores de Justiça, Advogados e Servidores Públicos (peritos, escrivães, agentes, policiais militares e civis, serventuários da justiça), proporcionando aos futuros operadores do Direito, as ferramentas necessárias para um bom desempenho, pautados nos direitos do réu a exercer o direito a ampla defesa e contraditório, conscientizando-os sobre o comportamento ético próprio dos operadores do Direito.
Nossos principais objetivos são capacitar os alunos na realização do Plenário de Júri na vida prática profissional, aprimorar o conhecimento jurídico em relação ao tema proposto, qualificar a linguagem jurídica e oratória e identificar as teses defensivas e acusatórias.
Nesta primeira realização contamos com a participação de 08 (oito) alunos do segundo e terceiro ano do Colégio Álvaro Alvim, localizado no bairro de Portela em nosso município, além da transmissão síncrona através do Canal do YouTube.
Não assistiu, veja abaixo: