A Defensoria Pública da União (DPU) juntamente com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Miguel Pereira realizou um mutirão de atendimento jurídico entre os dias 31 de agosto a 02 de setembro com o projeto DPU para Todos, realizada na Igreja Matriz de Santo Antônio da Estiva. Na ocasião, foram atendidos casos de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadoria, auxílio-doença, revisão de benefícios e Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas).
Os alunos da faculdade de Direito contribuíram na coleta de informações dos cidadãos e observaram a atuação da DPU na condução dos interesses dos assistidos. Na oportunidade, a faculdade fez contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e com as Secretarias de Saúde e de Assistência Social da cidade para convidá-los para a ação, atuando com orientação em suas respectivas áreas, como exames clínicos (pressão arterial, saturação e glicemia), assistência social pelo CRAS, orientações sobre saúde, sobre emprego e sobre violência doméstica.
O projeto possui um valor imenso para o acesso à justiça a pessoas que não conheciam seus direitos, promovendo a assistência jurídica àqueles que não possuem condições financeiras ou mesmo técnicas para que suas pretensões cheguem ao Poder Judiciário, como é o caso da população do município de Miguel Pereira/RJ, cujo órgão jurisdicional competente está situado em Nova Iguaçu/RJ, a uma distância de 80 km.